BOLO DE COURGUETTE RECHEADO

Excellent way to use up all those giant courgettes from the garden!






SAVE RECIPE & PRINT



INGREDIENTES

🔼 3 ovos
🔼 2 chávenas de açúcar amarelo
🔼 1 + 1/2 chávenas de farinha de centeio
🔼 1 courguette
🔼 1c de chá de fermento

Recheio de Caju
🔼 10 tâmaras s/ caroço
🔼 2 punhados de cajus

⤷ Opção de Limão
🔼 1 limão (sumo)

⤷ Opção de Cacau
🔼 4cs de cacau


PREPARAÇÃO



Pré-aqueça o forno a 180º.
Comece por descascar a courguette e com a ajuda de um ralador, rale em pequenos pedacinhos. (Atenção, depois da courguette ralada, deve-se retirar o máximo de água que conseguir: aperte-a bem até não deitar mais nenhuma água). 
De seguida, bata as gemas com o açúcar, incorpore a courguette ralada aos poucos com uma colher de pau. Adicione as claras batidas em castelo ao preparado anterior. (paço muito importante - assim o bolo ficará fofo). Por fim, vá adicionando a farinha e o fermento aos poucos.
Numa forma untada com óleo de coco // azeite e um pouco de farinha, deite a massa. Deixe cozer por volta de 40 a 45 minutos. 


Enquanto o bolo está no forno, vá preparando o recheio. Coloque num processador as tâmaras com os cajus e triture muito bem (se necessário adicione um pouco de água para obter rapidamente o desejado).  Divida a pasta em duas taças, numa delas adicione o sumo do limão e mexa bem com um colher. Na outra taça, adicione o cacau e um pouco de água e mexa novamente, reserve.


Quando o bolo estiver cozido, deixe arrefecer cerca de 10 a 15 minutos e só depois deve cortá-lo em três partes iguais. Recheie as duas metades e no topo coloque fruta fresca. Não é necessário levar ao frio. 

 TEMPO DE PREPARAÇÃO   PORÇÕES 
 FORNO 

DURAÇÃO

 6 minutos   180º  40 - 45 minutos