PÃO DE DEUS


Pastries are my favorite thing.







SAVE RECIPE & PRINT


INGREDIENTES


🔼 15g de fermento padeiro fresco
🔼 300ml de bebida vegetal (ou = leite)
🔼 2 ovos + 1 ovo para pincelar
🔼 50g de óleo de coco (ou = manteiga)
🔼 100g de açúcar mascavado (ou = outro)
🔼 400g de farinha de espelta
🔼 150g de farinha de trigo 

PASTA DE COCO
🔼 2 ovos
🔼 70g de coco ralado
🔼 70g de açúcar mascavado 


PREPARAÇÃO

Comece por dissolver o fermento na bebida vegetal (nota: deve estar a uma temperatura morna, ou seja, o seu dedo "mergulhado" consegue aguentar a temperatura). De seguida, derreta a manteiga no microondas e deixe-a arrefecer.
De seguida, deslace os ovos e junte ao preparado anterior e mexa um pouco.
Numa batedeira, coloque o gancho de amassar, na sua cuba adicione as farinhas , o açúcar e o preparo anterior. Deixe amassar lentamente. Sem parar de amassar, junte aos poucos a manteiga derretida (nota: não deve estar muito quente, pode matar o efeito do fermento).
Deixe amassar até que forme uma bola e se descole da cuba. 
Numa bancada peneirada com um pouco de farinha, amasse um pouco com as suas mãos, forme uma bola. Coloque-a num recipiente com um pano por cima e deixe levedar por 1h em temperatura ambiente.
Após 1h, aqui pode fazer o formato de bolinhas (peso +/- 65g) coloque num prato e cubra com película. Leve ao frio e deixe da noite para o dia seguinte ou então espere umas horas (+/- 4h) - isto irá torná-los fofos!



Nota: caso não tenha batedeira com gancho para amassar, faça um vulcão com as farinhas e o açúcar, no centro coloque os líquidos aos poucos e vá amassando até obter uma bola. O processo será mais demorado, pois esta massa tem de ser muito bem trabalhada, será um processo de amassar com as mãos, aproximadamente de 10 a 15 minutos. Mas resulta!


Para o recheio:
Bata os ovos com o açúcar e junte o coco ralado. 
(Pode congelar caso sobre)

Montagem:
Num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, coloque as bolas com um espaço entre elas - irão duplicar o tamanho. Pincele com ovo batido, com a ajuda da ponta do seu dedo achate a superfície e cubra com o recheio, aproximadamente uma colher de chá).

Leve ao forno a 180º, por 20 minutos. Pode fazer o teste do palito!





 TEMPO DE PREPARAÇÃO   PORÇÕES 
 FORNO 

 TEMPO NO FORNO 

20 + 1h(levedar)+
4h ou uma noite (frio)
+ 12   180º  20/25 minutos