BRIOCHE (vegan)



Here's the fluffiest Vegan Brioche.









INGREDIENTES



1º PASSO
🔼 30ml bebida de amêndoa
🔼 20ml  água
🔼 2cs sopa farinha de trigo 

MASSA
🔼 350g de farinha de trigo 
🔼 40g açúcar amarelo  (opcional)
🔼 10g de fermento padeiro seco OU 1/2 cubo do freso
🔼 40ml azeite
🔼 200ml de bebida de amêndoa 




PREPARAÇÃO




1º PASSO
(este passo é fundamental para deixares o teu pão bastante fofo)
Numa panela coloque: a bebida de amêndoa com a água e a farinha. Leve ao lume médio, sempre a mexer, até tudo se misturar e obter uma papa. Retire do lume, coloque numa taça e deixe arrefecer.


PARA A MASSA:
Aqueça a bebida de amêndoa (mas só morna - caso esteja demasiado quente vai matar o fermento) e adicione o fermento, envolva com uma colher e reserve.

Numa taça coloque a farinha, o açúcar (opcional), a mistura que fez do 1º passo, a bebida vegetal com o fermento e o azeite, comece por envolver tudo com uma espátula até conseguir amassar com as mãos (estará um pouco pegajosa - é o objetivo mas continue a amassar numa bancada e junte-lhe um pouco de farinha se for necessário).

De seguida, faça uma bola e deixe a massa repousar durante 1 hora (deixe dentro de uma taça e tape com um pano - no Inverno pode colocar dentro do forno desligado).  

Após esse tempo, pese a massa e divida por 4 partes iguais, faça cilindros e coloque-os dentro de uma forma de bolo inglês (previamente untada com óleo de coco e peneirada com farinha OU uma folha de papel vegetal). Deixe repousar mais 20 minutos.
Pincele com agave e água  (uma colher de cada) e leve ao forno a 180º por 30 minutos. Após esse tempo suba a temperatura do forno para 200º deixe uns 5 minutos para torrar por cima.

Dicas: 
• Escolha um bom azeite. 
• Se gostar de pão mais doce, adicione açúcar, caso contrário irá ter um travo a azeite. 
• Quando sair do forno também pode colocar por cima doce de alperce (aqueça um pouco no microondas).









 FORNO   TEMPO 




180º  30 minutos   ISENTO DE LACTOSE   VEGAN