PASTÉIS DE NATA

Everything gets better with coffee.




SAVE RECIPE & PRINT



INGREDIENTES

BASE
🔼 2 pêras ou mçãs pequenas
🔼 100g de flocos de aveia
🔼 2cs de sopa de farinha de aveia
🔼 Canela q.b.

RECHEIO
🔼 3 ovos
🔼 2cs de sopa de farinha de maizena
🔼 200ml de bebida vegetal ou leite magro
🔼 1 pau de canela
🔼 Canela moída q.b.
🔼 2 cascas de limão
🔼 Mel q.b.


PREPARAÇÃO


Para a base:
Pré-aqueça o forno a 180º
Corte as pêras OU maçãs em pedaços pequenos, coloque um pouco de canela e leve ao microondas por 2 minutos. Passe com a varinha mágica até obter um puré. De seguida, adicione os flocos de aveia, a farinha e mexa muito bem com uma colher de pau OU utilize as mãos até formar uma bola. Leve por 5 minutos ou mais, se tiver tempo, ao frigorífico para arrefecer um pouco e a massa ficar mais "rija". Retire do frigorífico, unte formas próprias para pastéis, com óleo de coco e cubra com a massa. Leve ao forno por 10 minutos.



Para o recheio:
Comece por bater os ovos à parte e adicione os restantes ingredientes todos numa panela. Em lume brando, vá mexendo (demora cerca de 10 minutos ) até começar a engrossar. Nunca pare de mexer! Quando obter um creme grosso, retire do lume, passe com uma varinha mágica para que não fique nenhum "grumo".



Retire as bases do forno, cubra com o recheio e leve ao forno mais 15 minutos. No final deste tempo, pode aumentar o forno para 200º e colocar na opção "torrar" para ficarem ainda mais parecidas com o "pastel de nata" que estamos habituados.
Sirva quente ou fria, com canela por cima.




RECEITA INSPIRADA


 TEMPO DE PREPARAÇÃO   PORÇÕES 
 FORNO 

DURAÇÃO

 10 minutos   12  180º  10 + 15 minutos